Leio Jornalismo no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2018

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É DIVULGADO NO SITE DA SEMA NESTA QUINTA-FEIRA.


Link do Plano Estadual de Educação Ambiental do Maranhão

O Plano Estadual de Educação Ambiental foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão, no dia 21 de fevereiro de 2018. Após o ato, o projeto de lei, seguiu para sanção governamental, onde foi aprovado por unanimidade pelas Comissões de Constituição Justiça e Cidadania; Educação; e de Orçamento, no dia 03 de março, sendo registrado no Diário Oficial no dia 05 de março de 2018.

Jornalista Ambiental Geísa Batista entrevistando  o Sec. Adjunto de Desenvolvimento Sustentável - SEMA, José Guilherme Braga

De acordo com o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Sustentável - SEMA, José Guilherme Braga, a educação ambiental do Estado do Maranhão apresenta-se como uma ferramenta de ação preventiva, que deve ser implementada para que a população possa conciliar o uso consciente dos recursos naturais com a conservação da natureza, a fim de contribuir com a boa qualidade de vida da mesma e das futuras gerações.

"Dessa forma, o Plano Estadual de Educação Ambiental tem como missão nortear a implantação e implementação de ações voltadas para a educação ambiental no Estado, contemplando tanto a educação formal, quanto a não formal e a informal, sendo que os objetivos, diretrizes e princípios expressos nesse documento foram balizados pela Política Nacional de Educação Ambiental,plano é um trabalho de suma importância para o poder público e toda sociedade maranhense. " ”, afirma Braga.
Siga o caminho da imagem no site da SEMA
A elaboração do Plano foi amplamente discutido e envolveu Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Meio Ambiente e de Educação, e pela sociedade civil organizada. Estiveram presentes nos seminários que aconteceram em todo o Estado para a colaboração ao plano: representantes de Cooperativas, Federações, Associações, Sindicatos, Conselhos Municipais, Promotorias de Justiça, Editores, Comunicadores e Artistas Ambientais, tomadores de decisões de entidades públicas e privadas (políticos executivos e dirigentes), povos e comunidades tradicionais (lideranças indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, produtores rurais, pescadores, grupo de marisqueiras, ribeirinhos), lideranças comunitárias, organizações não-governamentais, gestores ambientais, gestores educacionais e professores de todos os níveis e modalidades de ensino que acompanharam, divulgaram e validaram o documento, tudo sob a supervisão da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão (CIEA).

O Plano também esteve por 30 dias para consulta pública e contribuições no site da SEMA e SEDUC.

O Plano contou com a ajuda dos 217 municípios, que foram mobilizados e construíram propostas, de acordo com sua realidade socioambiental. Em todas as Unidades Regionais de Educação foi feito um trabalho de socialização e conscientização que gerou bons resultados, pois na história das Políticas Públicas do Maranhão.

A SECRETARIA ADJUNTA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL  DA SEMA tem finalidade de coordenar, supervisionar, regulamentar a execução e implementação das ações referentes à adoção de praticas ambientalmente sustentáveis como estratégias de redução da degradação ambiental e promoção de um modelo de desenvolvimento em bases sustentáveis.

Dentro da adjunta tem as seguintes superintendências: Superintendência de Economia Verde; Superintendência de Educação Ambiental; Superintendência de Fiscalização; Superintendência de Planejamento e Monitoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!