Leio Jornalismo Ambiental no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

São Luís: Amigo do Meio ambiente


Sítio ecológico: uma busca pela vida saudável

Trabalho, trânsito, correria, preocupações das mais diversas. Esse modo de vida das grandes cidades, como São Luís, tem causado uma série de transtornos psíquicos e físicos às pessoas, desencadeando problemas de saúde, como o estresse. Em busca de uma vida saudável, o jornalista, fotógrafo e ecologista Moisés Matias construiu o Sítio Ecológico Panakuí, que fica localizado na zona rural de São Luís e serve como abrigo para que as pessoas possam se livrar do estresse cotidiano, bem como um local de pesquisa sobre produtos naturais e uma escola para quem quer aprender construir um sítio ecológico. 

Moisés Matias tomou a iniciativa de fazer esse espaço natural quando passou por sérios problemas de saúde e se deparou com a necessidade de fugir do estresse do dia a dia. Fazer o sítio ecológico foi uma terapia que ajudou na recuperação da saúde do jornalista. A vontade de criar o Panakuí era um sonho antigo que ainda não tinha se concretizado devido à falta de tempo. Mas, com a necessidade de ficar sossegado, devido à enfermidade, o jornalista pôde dedicar algumas horas da semana para investir em seu projeto. “Eu comecei a trabalhar no sítio apenas nos fins de semana. Eu cavava, roçava, caminhava e fazia muitas outras atividades, ficava cansado, mas me sentia muito feliz. Durante a semana, mantinha a rotina de jornalista e professor, mas ficava contando as horas para chegar o fim de semana para eu ir novamente para o sítio e, aos poucos, as dores foram sumindo e hoje tenho uma vida saudável”, afirma Moisés Matias. 

O professor Moisés é um dos poucos brasileiros que tem uma preocupação fundamental com a preservação do meio ambiente. O processo de ocupação territorial no Brasil está cada dia mais acelerado. Em São Luís, por exemplo, houve, nos últimos anos, um crescimento na área da construção civil, e essas construções, na maioria dos casos, são feitas sem um planejamento ambiental ocasionando a diminuição das áreas verdes. Os efeitos desses desmatamentos são refletidos nas altas temperaturas do ar, na decadência da saúde pública. Por isso, ações como a de Moisés Matias são bem-vindas à medida que ajudam a controlar os efeitos da urbanização desordenada. A criação de sítios ecológicos é uma ação que contribui de forma significativa para a qualidade de vida das pessoas, assim como as áreas de conservação ambiental atuam como espaço de equilíbrio psicológico, de reestruturação da tranquilidade tão desgastada no cotidiano. 

Segundo o ecologista Moisés Matias, cada pessoa carrega consigo um sítio ecológico. As pessoas trazem em suas lembranças elos com a natureza e fazer um sítio natural é algo possível até mesmo para quem mora em um apartamento, por meio da ecologia criativa, onde se podem criar espaços, não apenas paisagísticos, mas que sirvam também de produção de alimentos saudáveis. O ecologista Moisés Matias foi tão bem sucedido em seu projeto que resolveu compartilhar seus conhecimentos sobre a criação de sítio ecológico. O professor escreveu o livro “Sítio ecológico, um guia para salvar a terra”, a obra explica, passo a passo, como criar esse espaço ambiental. 

Depois desse livro, Moisés Matias lançou, durante a 64º Reunião da SBPC, que foi realizada na UFMA, o seu segundo livro “Ecologia e criatividade”, uma obra em que o autor faz uma reflexão sobre a vida, fala de suas origens e do que o motivou a criar o Panakuí. Explica o processo criativo que surge do contato com as coisas simples do cotidiano e de como um espaço saudável como um sítio ecológico traz paz, tranquilidade para a alma das pessoas. O autor prepara, agora, seu terceiro livro relacionado à ecologia: “Ecologia e estresse”. Com essas obras, Moisés Matias faz um convite ao leitor para criar seu espaço ecológico e instiga, também, as pessoas a conhecerem seu projeto, fazendo uma visita, onde poderá conhecer de perto as criações de produtos ecológicos, produzidos no Panakuí, além de poder fazer treinamento com o próprio Moisés aprendendo a fazer um sítio ecológico. O sítio ecológico Panakuí fica localizado no Bairro Coquilho I, em São Luís. As visitas podem ser agendadas pelos telefones: 3253-3372/8888-3372 ou pelo e-mail moises-matias@ig.com.br. Quem quiser saber mais sobre o Sítio Ecológico Panakuí e obter os livros do professor, jornalista e ecologista Moisés Matias, pode acessar o blog (Fonte: Rádio Universidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!