Leio Jornalismo Ambiental no seu idioma com Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Em São Luís, ventos fortes levam areia da praia para o meio do asfalto


Na Avenida Litorânea, os bares precisam fazer a manutenção diariamente. Segundo biólogos, fenômeno é natural e não há solução.

Os ventos fortes desta época do ano têm levado muita areia das praias para o meio do asfalto. Na Avenida Litorânea, em São Luís, os bares precisam fazer a manutenção diariamente para retirar o acúmulo de areia.
Bom para Jonathan, que trabalha como flanelinha durante a noite e, de dia, faz um bico retirando o excesso de areia dos bares com carrinho de mão. "São mais de dez viagens. É muita areia, se não tirar prejudica os bares, os turistas não podem ficar porque incomoda os olhos", contou.

Nos bares em que a areia não é retirada, tudo vai ficando soterrado. As mesas quase desaparecem e a areia das dunas avança cada vez mais, invadindo a pista e cobrindo vários trechos de asfalto. O fenômeno incomoda, mas, segundo os biólogos, é algo natural. As dunas só estão ocupando um espaço que sempre foi delas, revelando que a avenida foi construída no lugar errado.

Neste período do ano, a situação piora por causa das estiagem e os ventos fortes. Para o biólogo José Maria Maia Filho, da ONG Orla Viva, não tem jeito. Tem que fazer a manutenção. "Não tem o que fazer. Todo ano vai ser a mesma coisa, principalmente nesta época de estiagem", lamentou.

A areia retirada do asfalto é colocada nesses sacos plásticos. Para José Maria, uma agressão ao meio ambiente. "Estão produzindo lixo. Ao invés de pegar essa areia e colocar em outro lugar, estão colocando em sacos plásticos que vão para algum depósito. Isso só polui mais", explicou (Fonte:g1.ma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o bom andamento deste trabalho, faça sua observação e sugestão. Sinta-se a vontade para comentar. Obrigada!